A candidatura do PSD/Pombal liderada por Pedro Pimpão terá como mandatária da juventude Carolina Duro, uma jovem cientista de 21 anos, que conta com um percurso académico e de participação cívica de destaque.

Apelidando-se como “amante da ciência”, Carolina Duro é licenciada em Biologia pela Universidade de Coimbra e encontra-se a frequentar o mestrado em Neurociências pela Fundação Champalimaud, tendo já participando em projetos de investigação nestas áreas do saber.

No âmbito da candidatura do PSD, aceitou o desafio de ser a mandatária da juventude, demonstrando a sua total disponibilidade para colaborar de forma ativa no incentivo à participação dos jovens neste projeto concelhio.

“Enquanto jovem cientista, observei este ano um tremendo crescimento da importância da comunicação em todas as faixas etárias pelo mundo. A situação pandémica trouxe-nos vários desafios e um deles foi adaptarmo-nos e transformarmos o futuro em algo ainda melhor”, referiu Carolina Duro, reconhecendo que o programa do Pedro Pimpão eleva Pombal para esse desejado patamar.

Ao integrar a equipa enquanto mandatária da juventude, pretende estabelecer uma comunicação segura e ativa entre os jovens e a autarquia. “Em conjunto iremos potenciar as melhores condições no concelho para promover o crescimento de cada um de nós, jovens! É com uma nova ambição que Pombal irá destacar e enriquecer a camada mais nova da sociedade, o futuro do país!”, afirmou.

A escolha de Carolina Duro é a demonstração daquela que deve ser a aposta nos mais jovens, contribuindo para uma sociedade mais evoluída e correspondendo aqueles que são os desafios das novas gerações. Porque os mais novos também têm uma palavra a dizer em relação ao futuro das suas terras e das suas gentes.

Nota biográfica:

Carolina Rodrigues Duro, de 21 anos, é natural de Pombal e uma amante de ciência. Dentro das melhores alunas do curso, licenciou-se em Biologia pela Universidade de Coimbra.

No último ano, foi para Lisboa de forma a realizar o Mestrado em Neurociências na Fundação Champalimaud. É explicadora de Matemática, Biologia e Português no Ensino Básico, membro da organização do grupo de estudantes NOVATalks da Faculdade Nova de Ciências de Lisboa e escritora na plataforma Help2Learn. Dinamiza diversas palestras de comunicação de ciência em parceria com a Ciência Viva e vários laboratórios, tendo como alvo públicos de diferentes faixas etárias.

A constante busca pelo conhecimento levou a Carolina a integrar 6 laboratórios diferentes fora do percurso académico tradicional e a participar em conferências internacionais. Em 2020 realizou um projeto de terapia para o cancro enquanto investigadora convidada na Suécia, onde viveu durante 2 meses. Amante de viagens, aproveita todas as oportunidades profissionais para conhecer novos países, desde a Europa à América. Conta com mais de 20 países visitados e, recentemente, venceu o prémio “Santander Futuro 2020” pelo mérito académico durante o Mestrado. O futuro próximo passa por ingressar no doutoramento, fora de Portugal.

Partilhar artigo!